Educação a Distância
A UNIRP tem como marcas o espírito de vanguarda em educação e o perfil empreendedor de seu corpo dirigente.

O Centro Universitário de Rio Preto, durante a elaboração do seu PDI (2002-2006), identificou a necessidade de implantar um programa de Educação a Distância - EaD. Pontuou duas ações focadas para esta modalidade: a primeira foi a implantação do Programa UNIRP iPlace, voltado à EaD e visava oferecer suporte às atividades didático-pedagogicas por meio de uma plataforma de auxílio a trabalhos em grupo, via Internet, permitindo o compartilhamento de documentos, criação de quadro de avisos virtuais e grupos de discussão que transformou-se em Professor na Rede - Menu Documentos Compartilhados, e a outra ação foi a implantação do Programa AULANET - plataforma de e-learning que visava propiciar a iniciação de ambientes de aprendizagem, hoje denominado de Sala de Aula Virtual.

A Instituição, acompanhando o Plano de Metas e Ações indicadas no PDI, deu início à discussão acerca da modalidade de Educação a Distância, promovendo desta forma os primeiros passos em direção ao planejamento e consolidação desta modalidade de ensino na UNIRP.

Em agosto de 2002 foi implantada a primeira iniciativa com oferta de disciplinas de dependência, na modalidade semipresencial, em cursos reconhecidos, com a finalidade de exercitar esta modalidade de ensino.

A oferta da modalidade semipresencial, nestas disciplinas de dependência, considerou a legislação vigente, a Portaria nº. 2.253/2001, que tratava (foi revogada pela Portaria nº. 4.059/2004) da oferta de disciplinas que, em seu todo ou em parte, utilizem método não presencial, com base nos artigos 80 e 81 da LDB, que tratam da organização e funcionamento da Educação a Distância.

Todas as ações realizadas pautaram-se na legislação vigente que remete ao processo de credenciamento, recredenciamento e reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores.

Com a evolução da legislação até então vigente, a Instituição redirecionou o foco para a oferta de disciplinas na modalidade semipresencial para cursos de graduação, baseada na Portaria nº. 4.059/2004, que trata da oferta de disciplinas semipresenciais nos cursos presenciais.

Esta Portaria permitiu que, em agosto de 2005, o CONSUNI - Conselho Universitário e o CONSEPE - Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIRP, aprovassem a implantação da modalidade semipresencial nos cursos reconhecidos existentes na Instituição, a partir de 2006 (Resolução CONSUNI nº. 10/2005).

Esta decisão suscitou a necessidade da contratação de especialista para implantar a oferta de disciplinas na modalidade semipresencial e, ao mesmo tempo, capacitar os docentes envolvidos nesta modalidade de ensino.

Em janeiro de 2006 a UNIRP como projeto piloto, implantou a oferta de disciplinas na modalidade semipresencial para 7 cursos de graduação. As disciplinas escolhidas foram: Ciências Sociais e Bioética e Metodologia da Pesquisa Científica, dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Ciências Biológicas, Farmácia e Fisioterapia; Análise das Demonstrações Contábeis I, Perícia I e Contabilidade Pública I, do Curso de Ciências Contábeis; História Geral do Brasil e Laboratório de Turismo I, do Curso de Turismo.

No 2º semestre de 2006, a UNIRP passou a contar com a oferta de 260 disciplinas na modalidade semipresencial em 22 cursos de graduação.

A UNIRP iniciou, também neste momento, a formação da Equipe de EaD, a reestruturação tecnológica e física, a capacitação docente e administrativa, visando ao credenciamento da Instituição junto ao MEC, para a oferta desta modalidade de ensino em seus cursos de Graduação, Seqüenciais, Tecnológicos e de Pós-Graduação Lato Sensu.

A UNIRP iniciou também, neste 2º semestre de 2006, o Processo de Credenciamento para a Educação a Distância e a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI para o período de 2006 a 2010.
Unidade Universitária I
SEDE

Rua Ivete Gabriel Atique, 45 - Boa Vista
São José do Rio Preto - SP
Fone: (17) 3211-3000
Fax: (17) 3211-3198
Unidade Universitária II
HOSPITAL VETERINÁRIO E CEPROL

Rodovia Br 153 (Transbrasiliana), Km 69
São José do Rio Preto - SP
Fones: (17) 3201-3360(HV) / 3201-3363(FertVitro)
Fax : (17) 3226-7866
Unidade Universitária III
PROGRESSO

Av Jornalista Roberto Marinho, s/n      São José do Rio Preto - SP
Fone: (17) 3221-3330
Unidade Universitária IV
NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS

Av Constituição, 1504 - Boa Vista
São José do Rio Preto - SP
Fone: (17) 3211-3280

Unidade Universitária V
CLÍNICAS INTEGRADAS

Av Clóvis Oger, 900 - Distrito Industrial
São José do Rio Preto - SP
Fone: (17) 3211-6060

Unidade Universitária VI
COOPEC

R José Scarpelli Sobrinho, s/nº - Jardim Vivendas
São José do Rio Preto - SP
Fone: (17) 3216-6130 / 3216-3889