HOME | Quem Somos
Quem Somos
Saiba um pouco mais da HISTÓRIA DO UNIRP


A Sociedade Riopretense de Ensino e Educação foi constituída em 1953, pelos professores Halim Atique e Yvette Gabriel Atique, iniciando gradativamente na área educacional com Colégio São Luís. Cinco anos depois foram criados o Colégio Técnico Industrial Riopretense e o Colégio Comercial Riopretense, posteriormente Escola de 2o Grau Riopretense.

Os primeiros passos para a implantação do Ensino Superior foram dados na década de 60, com a criação da Faculdade de Direito - FADIR no ano de 1965. Em 1966 iniciou-se a primeira turma do curso de Direito - o pioneiro e mais antigo da região, sendo reconhecido em 1969.

Em 1971 foi criada a Faculdade de Administração de Empresas Riopretense - FAER. Posteriormente, em 1984, deu-se também início aos Cursos de Administração - Habilitação em Administração Hospitalar e de Ciências Contábeis.

Em 1989 ocorreu a integração da FADIR e da FAER, originando as Faculdades Integradas Riopretense - FIRP.

No início da década de 90, as FIRP despontaram na área educacional de toda a região com a implantação de novos cursos: Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Geografia - Planejamento Urbano e Regional, Educação Artística com Licenciatura em Desenho e Artes Plásticas e Bacharelado em Desenho de Moda, Matemática, Medicina Veterinária, Tecnologia em Processamento de Dados, com Ênfase em Informática.

A dedicação e empenho dos professores fundadores e, desbravadores na área de educação em São José do Rio Preto, resultaram na transformação em 1998 das Faculdades Integradas Riopretense - FIRP, em Centro Universitário de Rio Preto - UNIRP.

A partir daí houve uma rápida expansão, com a criação de diversos cursos de Graduação nas áreas de Saúde, Exatas e Humanas, bem como do 1o Centro de Pós-Graduação do noroeste paulista.

Em 1999 foi inaugurado o Hospital Veterinário “Dr. Halim Atique”, com a finalidade de apoiar o ensino das disciplinas do Curso de Medicina Veterinária, mediante a prestação de assistência médico-veterinária hospitalar à comunidade, a realização de pesquisas científicas e cursos de extensão universitária. Além disso, é campo de aperfeiçoamento para profissionais, estagiários e aprimorandos dos Cursos de Medicina Veterinária, Biomedicina e Farmácia.

Em 2001, em nova demonstração de seu pioneirismo e vocação, criou o primeiro Curso de Moda – Bacharelado do interior do Estado de São Paulo, além de vários cursos Sequenciais de Formação Específica. Ainda no ano de 2001, foram criadas as Clínicas Integradas UNIRP, com o objetivo de proporcionar aos acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia, desde o primeiro ano, uma vivência prática, possibilitando o acompanhamento dos atendimentos clínicos, desenvolvimento de projetos de extensão e iniciação científica, estágio supervisionado e aprimoramento profissional, além de viabilizar o atendimento à comunidade em geral.

Em 2003 ocorreu a inauguração do Centro Esportivo, Profissional e de Lazer “Profa Yvette Gabriel Atique”, com a finalidade de dar apoio as atividades desenvolvidas pelo curso de Educação Física, bem como de proporcionar a oportunidade do convívio dos discentes, docente e funcionários técnico-administrativos.

Em 2006 por ocasião da renovação do Recredenciamento para oferecimento de Cursos na modalidade presencial, a Instituição obteve dos órgãos regulatórios do MEC, conceito 5 (nota máxima).

Em 2011 a Instituição foi credenciada pelo MEC para oferecimento de Cursos de Graduação e de Pós-Graduação, na modalidade de educação a distância, obtendo conceito 5 (nota máxima).

Na evolução do reconhecimento, a Instituição tem obtido nos últimos anos conceitos excelentes junto aos órgãos regulatórios do MEC, por ocasião das avaliações com vistas a reconhecimento e renovação de reconhecimento de seus cursos, bem como por ocasião da realização das avaliações institucionais de recredenciamento tanto na modalidade presencial quanto na modalidade de educação à distância. Em 2014 por ocasião da renovação do Recredenciamento para oferecimento de Cursos na modalidade presencial, recebeu conceito 4. Em 2019 por ocasião da renovação do Recredenciamento para oferecimento de Cursos na modalidade de educação a distância, recebeu conceito 5 (nota máxima) e, em 2023 por ocasião da renovação do Recredenciamento para oferecimento de Cursos Presenciais também recebeu conceito 5 (nota máxima).

O UNIRP é o primeiro Centro Universitário instaurado em Rio Preto com total autonomia didático-administrativo-financeira para investir ainda mais na qualidade do ensino, em pesquisa científica e no aperfeiçoamento tecnológico, beneficiando toda cidade e região.

O UNIRP tem como Missão realizar um ensino de qualidade, nos diferentes campos do saber, preparando seus alunos para o exercício consciente da cidadania, com formação humanística, ética crítica e reflexiva. Um ensino que os torne intelectualmente autônomos e competentes, habilitando-os, do ponto de vista social, econômico, tecnológico e humano, a participar de modo efetivo da construção, estruturação e transformação da realidade regional de São José do Rio Preto e demais regiões onde vierem atuar.

Uma trajetória de conquistas e realizações ao longo das últimas 5 décadas de atuação na área do ensino, tem garantido ao UNIRP, o pioneirismo na implantação de novos cursos de graduação e na especialização de profissionais através dos cursos de pós-graduação.

Hoje, a conquista do Centro Universitário é resultado de mais de 55 anos de trabalho e dedicação ao ensino. Assim, o UNIRP fez e faz sua história, procurando oferecer à cidade de São José do Rio Preto e região uma instituição de ensino superior cada vez mais atuante, abrangente e de caráter universal, preparando você para o futuro.

Dirigentes

Reitor
- Dr. Halim Atique Junior
Vice-Reitora e Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação
- Dra. Manuela Kruschewsky Bastos Atique
Pró-Reitora Acadêmica
-Agdamar Affini Suffredini
Pró-Reitor Administrativo
- Luiz Augusto Tavares Bastos Filho
Prefeito de Campus
- Ronei Schiavinatto
Missão
Realizar um ensino de excelência, atendendo ás exigências do mundo contemporâneo nos diferentes campos do saber;
Visão
Ser uma instituição de excelência e inclusiva;
Valores
Inovação, Qualidade, Atuante, Inclusiva, Internacionalizada, Autônoma, Democrática e Transparente
Missão
Realizar um ensino de excelência, atendendo ás exigências do mundo contemporâneo nos diferentes campos do saber;
Visão
Ser uma instituição de excelência e inclusiva;
Valores
Inovação, Qualidade, Atuante, Inclusiva, Internacionalizada, Autônoma, Democrática e Transparente

Alternate Text