HOME | PROUNI
PROUNI
SAIBA COMO CONSEGUIR BOLSA DE ESTUDOS PELO PROUNI
O que é o ProUni?
É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, a estudantes brasileiros de baixa renda sem diploma de nível superior.
Só pode se candidatar ao ProUni, o estudante que tiver participado do último Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e obtido a nota mínima de 450 pontos (média aritmética entre as provas de redação e conhecimentos gerais), estabelecida pelo Ministério da Educação.
Não são consideradas as notas obtidas nos ENEMs anteriores. Os resultados do ENEM são usados como critério para a distribuição das bolsas de estudos, isto é, as bolsas são distribuídas conforme as notas obtidas pelos estudantes no ENEM, nos moldes de um vestibular. Assim, os estudantes que alcançarem as melhores notas no exame terão maiores chances de escolher o curso e a instituição em que estudarão.
Não é exigido do estudante com ingresso pelo PROUNI Processo Seletivo próprio da IES, ou seja, seu ingresso ocorre por meio do Termo de concessão da Bolsa PROUNI.
As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet nos prazos estabelecidos pelo programa. Ao efetuar sua inscrição, o candidato escolhe as opções de instituições de ensino superior, cursos e turnos, dentre as disponíveis conforme sua renda familiar por pessoa e seu perfil sócio-econômico. É importante ressaltar que essas opções poderão ser alteradas a qualquer tempo, dentro do período de inscrições do programa.
São pré-selecionados em primeira ou segunda chamadas, os estudantes que obtiveram as melhores notas no ENEM. Ao fazer sua inscrição, o candidato escolhe até 2 opções de curso, em instituições diferentes ou na mesma instituição. O estudante é pré-selecionado para sua opção de maior prioridade, onde ainda existam vagas disponíveis. Portanto, o estudante que tiver obtido o melhor resultado no ENEM é o primeiro a ser pré-selecionado em sua primeira opção, e assim por diante.
É de responsabilidade do estudante o acompanhamento do resultado das inscrições como também de fazer contato com a IES onde for pré-selecionado para receber orientações, agendar a entrega dos documentos exigidos, entre outros.
Dessa maneira, o ProUni reconhece e valoriza o mérito dos melhores estudantes.Todo o sistema de seleção do ProUni é informatizado e impessoal, o que confere transparência ao processo.

Visualize os documentos e tire suas dúvidas:
Informações
Para maiores informações ligue na Coordenação do ProUni/UNIRP:
(17) 3211-3000 ramais: 3564 ou (17) 3211-3265
ou acesse o site: http://siteprouni.mec.gov.br/
COLAPS
Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social
Em nome da Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social – COLAPS, vimos informar sobre o processo de instituição da nova composição das Comissões Locais de Acompanhamento e Controle Social do PROUNI, exigido pelo Ministério da Educação, de acordo com a Portaria nº 1.132, de 2 dezembro de 2009.
Conforme o Art. 1º, as Instituições de Ensino Superior participantes do Programa Universidade Para Todos – PROUNI devem instituir comissões locais de acompanhamento e controle social do PROUNI, órgão colegiado de natureza consultiva, com a finalidade de promover a articulação entre a Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social – CONAP e a comunidade acadêmica.
Devido à inviabilidade da condução de um processo eleitoral, de acordo com a validação da Pró-Reitoria Acadêmica, da Pró-Reitoria Administrativa e Financeira e da Comissão Permanente de Bolsas de Estudo – CPBE, amparados pela Portaria Nº 1.132, de 2 de dezembro de 2009, Art. 3º, § 4º, ficou determinado os procedimentos de escolha dos componentes e suplentes para constituir a Comissão Local.
Conforme o § 6º Art. 3º da mesma portaria, não houve indicação no processo de escolha do representante da sociedade civil e, dessa forma, a Comissão Local será instalada sem a representação da sociedade civil.
Tem a finalidade de aprimorar a relação acadêmica entre os bolsistas Prouni e a IES. Uma vez instalada em cada endereço de oferta de bolsas das IES participantes do Prouni, o intuito é de que a COLAPS tenha mais proximidade à realidade acadêmica de cada IES, podendo atender os questionamentos levantados através de reclamações, denúncias, críticas e sugestões da comunidade do Prouni e dirigidas à Comissão.
Assim sendo, foram designados, por dois anos, os componentes abaixo relacionados para constituírem a Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social do Programa PROUNI:
Constituição da COLAPS da Unidade Universitária SEDE
Hélida Paula de Menezes
Representante da direção da IES
Daniela Fernandes
Suplente Representante da direção IES
Heloisa Helena Silva Bolzan Gonçalves
Representante do corpo docente
Carla Daniela Dan De Nardo
Suplente Representante do corpo docente
Luana Beatriz Correia
Representante do corpo discente
Alana Pereira dos Santos
Suplente Representante do corpo discente
Constituição da COLAPS da Unidade Universitária III
Vilma Vitalina Rodrigues
Representante da direção da IES
Robson Luiz Gonçalves
Suplente Representante da direção IES
Prof. Djalma Aparecido Cola
Representante do corpo docente
Prof. Reinaldo Magri
Suplente Representante do corpo docente
Daniel Ferrari Marques Chimiti
Representante do corpo discente
Isabela Carla Garcia
Suplente Representante do corpo discente
Local no Sitio da Ies para informações pertinentes às COLAPS:
Conforme ainda dispõe o art. 3º-A da Portaria nº 1.132 de 2 de dezembro de 2009, vimos informar o local no sítio da IES em está localizada as informações pertinentes às Comissões Locais como também quaisquer informações e orientações sobre o Programa Universidade para Todos - PROUNI, que segue:
Rua Raul de Carvalho, nº 1.658, Bairro Boa Vista, próximo à Unidade Universitária I. Telefone: (17) 3211 3265
CONHEÇA OS CURSOS OFERECIDOS PELA UNIRP
CURSOS OFERECIDOS PELO UNIRP
Graduação
Graduação EaD
Pós-Graduação lato sensu
Pós-Graduação lato sensu EaD